Pequena homenagem a Mario González
Como a APEESP divulgou, em 13 de fevereiro faleceu o Prof. Dr. Mario González, uma das pessoas mais importantes do hispanismo no Brasil, um dos fundadores e o primeiro presidente da APEESP. Atualmente era presidente do Conselho Consultivo da APEESP e também presidente da Comissão Científica de um evento que a APEESP realizará este ano (a ser divulgado em breve e que incluirá uma homenagem).
Não seria possível abarcar todos os âmbitos em que ele atuava, mas gostaria de compartilhar algumas palavras sobre o que pude acompanhar mais de perto. Muitos dos associados da APEESP, provavelmente a maioria, pôde conviver com o Professor Mario em diversos âmbitos, incluindo a Universidade de São Paulo, onde ele contribuiu na formação de muitas gerações de hispanistas, e a própria APEESP, em que era um dos participantes mais ativos e entusiasmados, independente de estar ou não em alguma função específica. Mario: era assim que ele preferia ser chamado, sem títulos ou sobrenomes, mais próximo de nós, todos com menos experiência.
O Mario contribuiu em inúmeras lutas em que defendemos o interesse da educação e do conjunto dos professores de espanhol, no nosso estado e no Brasil. Deixou muitos ensinamentos, não apenas na sala de aula, mas também em todos esses âmbitos, através do exemplo – como disse um colega na eledobrasil – de rigor, engajamento, sentido de responsabilidade e imensa capacidade de trabalho. Tinha muitos sonhos de uma educação melhor e de uma sociedade mais justa, compartilhava-os e atuava para realizá-los.
Desejo aos seus, especialmente à Neide González, muita força nesse momento tão difícil.
Deixe um comentário