A nova diretoria da APEESP, eleita em dezembro de 2012, vem apresentar publicamente seus projetos e propostas para o biênio 2012-2014. Pretendemos, em termos gerais, dar continuidade ao trabalho realizado pelas três últimas gestões, principalmente no sentido de:
a) Manter a condição de entidade autônoma, independente, democrática e transparente. Como não poderia deixar de ser, as principais decisões da APEESP continuarão a ser tomadas em assembleias, devidamente convocadas. Como já é rotina, as atas continuarão a ser publicadas em nosso site;
b) Acompanhar a situação do ensino de espanhol no Estado de São Paulo, em especial naquilo que diz respeito à implementação da disciplina de Língua Espanhola no Ensino Básico;
c) Promover diversos tipos de ações que contribuam para a constante formação dos professores e futuros professores de espanhol e possibilitem o diálogo entre esses diversos sujeitos e suas realidades de ensino e formação;
d) Manter um canal permanente de comunicação com os professores e futuros professores de espanhol do Estado de São Paulo, sobretudo com aqueles que são associados à APEESP; e
e) Dialogar com as Associações de Professores de Espanhol (APEs) de todo o país, assim como com as Associações de Professores de Espanhol ou Português do Mercosul e, quando possível, apoiar e integrar-se às iniciativas dessas associações, bem como participar ativamente dos projetos conjuntos em andamento, como o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e o Encontro de Representantes das APEs, o Congresso Internacional de Línguas Oficiais do MERCOSUL e o Encontro de Associações de Professores das Línguas Oficiais do MERCOSUL.
Assim, um dos projetos iniciados pelas gestões anteriores ao qual daremos continuidade é o das Jornadas da APEESP. Com a intenção de estabelecer um vínculo maior entre a associação e os futuros professores de espanhol, pretendemos vinculá-las de maneira mais sistemática a departamentos de graduação em Letras-Espanhol de diversas faculdades e universidades públicas e privadas – como as já realizadas pelas gestões anteriores em São Carlos (UFSCar) e Franca (Uni-FACEF).
Por outro lado, daremos continuidade, também, ao projeto das Jornadas Pedagógicas APEESP, que se caracterizam pela participação de professores de espanhol da rede pública e privada do Estado de São Paulo, com apresentação de trabalhos que abordam questões relevantes dos diversos contextos de ensino-aprendizagem, como forma de proporcionar um espaço de reflexão e interlocução que amplie o diálogo entre os professores e pesquisadores e aproxime ainda mais a associação da realidade diária do ensino de espanhol no Estado.
Ainda no sentido de contribuir para a formação continuada dos professores, retomaremos e ampliaremos uma parceria anterior entre a APEESP e o Consorcio ELSE (Consorcio para la Enseñanza del Español como Lengua Segunda o Extranjera), formado por diversas universidades públicas argentinas e que promove diversas ações em relação ao ensino do espanhol como língua estrangeira, dentre elas a certificação CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso).
Encerramos esta carta lembrando que este ano a APEESP completa 30 anos de fundação. Sendo este um momento especial, está entre nossos projetos realizar atividades em comemoração a esse aniversário, buscando com elas o fortalecimento da associação e de sua atuação.
Contamos com a participação dos professores e futuros professores do nosso estado, bem como com a ajuda dos parceiros de outros lugares. Com o compromisso de trabalhar por uma associação atuante, enviamos nossas saudações.
São Paulo, 31 de janeiro de 2013
Diretoria da APEESP (2013/2014)
Gustavo Leme Cezário Garcia – Presidente
Larissa Fostinone Locoselli – Vice-presidenta
Andreia dos Santos Menezes -1ª secretária
Michele Costa – 2ª secretária
Daniela Iona Brianezi – 1ª tesoureira
Bruna Macedo de Oliveira – 2ª tesoureira
Deixe um comentário