A Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, juntamente com a Deputada Leci Brandão, protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo projeto de lei que regulamenta a oferta de língua espanhola na rede pública estadual de São Paulo.
O projeto prevê a curricularização da língua espanhola, inserindo-a na grade curricular, para oferecimento no horário regular de aula no Ensino Médio, além de estipular sua oferta facultativa no Ensino Fundamental. Após o protocolo, o projeto será encaminhado para discussão em comissões da Alesp antes de ser encaminhado para votação em plenário.
Estiveram também presentes como autoridades convidadas o Cônsul Geral da Espanha, Sr. Ángel Vázquez; o Cônsul adjunto da República Argentina, Sr. Diego Castiglioni; o diplomático representante do Consulado Geral do México, Sr. David Pérez e o diretor do Instituto Cervantes em São Paulo, Sr. Juan Carlos Vidal García.
Ademais, marcaram presença a Profa. Neide Maia González, da USP; o Prof. Benivaldo Araújo, também da USP, a Profa Rosângela Dantas, da UNIFESP; e o Prof. Fábio Lima, da Fatec; e os professores que participam da atual gestão da Apeesp: as tesoureiras Andrea Pizzutiello e Juliana Oliveira; o vice-presidente Raul Dias e o presidente Jorge Rodrigues de Souza Júnior.
Também estiveram presentes estudantes de licenciatura em espanhol e professores da rede pública.
Nos próximos passos (discussão em comissões e encaminhamento para votação em plenário) é extremamente importante a mobilização da comunidade, principalmente para o convencimento dos deputados sobre a importância dessa lei para uma educação plurilinguística em nosso estado.
Deixe um comentário