A recente publicação do Currículo da Cidade – Ensino Médio (CCEM) culmina um processo iniciado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) em 2017, com a elaboração dos currículos da Educação Infantil I e do Ensino Fundamental. Tal como sucedeu nos níveis antecedentes, a elaboração do CCEM foi um trabalho coletivo que engajou tanto professores vinculados a instituições de nível superior quanto profissionais atuantes na Rede Municipal. Com relação às propostas contidas no documento, a APEESP felicita a SME pela decisão de introduzir o Espanhol como um componente da Área de Linguagens e suas Tecnologias. Não temos dúvida de que esse gesto representa uma auspiciosa inovação que, entre outros pontos positivos, se harmoniza com a educação pluri/translingue e inter/transcultural que defendemos. Nesse sentido, cabe destacar o que afirma a equipe do Espanhol no CCEM:
“Para falar especificamente sobre a introdução do Espanhol neste Currículo, cabe afirmar que ela é de suma importância não apenas quando se pensa na ampliação da oferta de línguas estrangeiras que essa decisão garante, mas, sobretudo, quando se constata que não se trata de qualquer língua estrangeira, mas de uma língua que desempenha um papel indiscutível na construção da identidade do brasileiro, posto que está e esteve sempre presente nas relações históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais entre o Brasil e países hispanofalantes, bem como nas relações humanas existentes entre os sujeitos desses diferentes espaços. Assim, a oferta da língua espanhola nessa etapa do Ensino Básico, que parece revelar um certo desejo de estabelecer e reforçar novas e férteis relações com o mundo latino-americano, pode ser fundamental em diversos planos além do educativo: acadêmico, cultural, político, midiático e também para o mundo do trabalho, uma esfera importante quando se pensa no tema do empreendedorismo e se busca garantir a empregabilidade dos jovens.” (CCEM, Linguagens e suas Tecnologias, p. 94)
Anexamos nesta página o documento Linguagens e suas Tecnologias, a fim de que os(as) nossos(as) associados(as) e demais interessados(as) tenham a oportunidade de lê-lo na íntegra. Por fim, informamos que a parte que trata especificamente do Espanhol como componente curricular vai da página 94 até a 104.
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