No dia 12 de agosto de 2019 a APEESP e a área de Espanhol da FFLCH-USP realizaram duas plenárias sobre o projeto de lei 446/2018, o qual instala a oferta de língua espanhola na rede pública paulista.
Em dois horários, às 09h30 e às 20h00, as atividades contaram com a presença dos professores María Teresa Celada (USP e vice-presidenta da APEESP) e Adrián Pablo Fanjul (USP) e do professor Jorge Rodrigues de Souza Júnior (IFSP e presidente da APEESP), pela manhã, e também dos mesmos professores e dos assessores do gabinete da deputada estadual Leci Brandão, Rozina Conceição e Donizete Freitas, à noite.
Em ambas as sessões se discutiu o histórico da presença da língua espanhola no currículo brasileiro e como essa língua tem adquirido, nos últimos anos, uma envergadura que há 20 anos atrás era impensável: a de uma língua que precisa estar presente na escola. Isso se daria sobretudo pelas mudanças políticas e pelo intercâmbio econômico e cultural que se estabeleceram entre o Brasil e os países sul-americanos nas últimas décadas.
Entretanto, apesar da importância que a língua espanhola adquiriu nos últimos anos no panorama de ensino de línguas estrangeiras em nosso país, houve também um movimento de desoficialização do ensino de línguas estrangeiras na escola, a partir de promulgação de leis como a Lei federal 13.415/2017, que estabeleceu apenas o inglês como língua a ser ensinada obrigatoriamente no Ensino Médio.
A partir desse movimento, surgiram mobilizações em diversos estados brasileiros em defesa do ensino de língua espanhola no Ensino Médio, caracterizados pelo uso da hashtag #FicaEspanhol, primeiro no Rio Grande do Sul e atualmente em diversos estados, inclusive em São Paulo. Em estados como o Rio Grande do Sul, Paraíba e Rondônia já há lei sobre a obrigatoriedade do ensino de espanhol no Ensino Médio.
O movimento #FicaEspanholSP tem atuado para divulgar o rico universo linguístico e cultural da língua espanhola, para validar a sua presença no currículo estadual do Ensino Médio, ademais de motivos políticos (como a integração com a América Latina, conforme estabelece o artigo 4º da Constituição Federal) e econômicos (como a ampla presença de empresas brasileiras nos países sul-americanos) que também validam a sua importância na escola . Através de diversas redes sociais, a APEESP tem atuado nessa mobilização e divulgado o projeto de lei que atualmente está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o 446/2018, de iniciativa da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).
Quer participar desse movimento? Acompanhe as redes sociais, curta e compartilhe as publicações marcadas com a hashtag #FicaEspanholSP. Sua participação é muito importante nessa mobilização pela aprovação dessa lei em nosso estado.
Estamos nas seguintes redes sociais:
Facebook: @ficaespanholsp
Instagram: @ficaespanhol_sp
Twitter: @espanhol_yo
Deixe um comentário