A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) incluirá a Língua Espanhola no próximo concurso público para professores, que será realizado este ano. Haverá 400 vagas para essa disciplina, incluindo atribuições para as aulas no EM e nos CELs. Já há algumas informações sobre o concurso em http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/consulte-a-bibliografia-de-referencia-para-o-concurso-que-vai-selecionar-59-mil-professores.
Entendemos que se trata de uma excelente novidade e de uma conquista dos professores, pois, pela primeira vez, o espanhol entrará em um concurso para a rede pública do estado, abrindo o precedente. No entanto, é ainda pequeno o número de vagas e ainda há muitos problemas a serem enfrentados, como o oferecimento apenas no primeiro ano do EM ou a problemática divulgação aos alunos sobre o seu direito de cursar espanhol.
A informação foi dada à APEESP em uma audiência na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em 25 de setembro de 2013. Foi a quarta reunião este ano. Estiveram presentes, pela APEESP, Gustavo Leme Cezário Garcia, pela SEE-SP, o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, e algumas funcionárias da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). O representante da APEESP manteve as mesmas demandas já apresentadas anteriormente. O histórico do diálogo entre a APEESP e a SEE-SP neste ano pode ser visto em nosso site:
http://www.apeesp.com.br/?p=1933
http://www.apeesp.com.br/?p=2224
http://www.apeesp.com.br/wp-content/uploads/DOC020413.pdf
http://www.apeesp.com.br/?p=2233
http://www.apeesp.com.br/?p=2287
http://www.apeesp.com.br/?p=2296
http://www.apeesp.com.br/?p=2428
A SEE-SP entregou nessa reunião uma resposta à última carta protocolada pela APEESP, em 05 de julho, que pode ser vista em http://www.apeesp.com.br/wp-content/uploads/SEE-resposta1.pdf.
São Paulo, 25 de setembro de 2013.
Diretoria da APEESP
Biênio 2012-2014
Deixe um comentário