CARTA ABERTA AO GOVERNO DA PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES,
SOBRE O FECHAMENTO DE LICENCIATURAS DE PORTUGUÊS
A diretoria da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo – APEESP – vem manifestar-se em carta aberta contra o fechamento de licenciaturas de português pelo Governo da Província de Buenos Aires.
Como se sabe, a aproximação entre a Argentina e o Brasil cumpre um papel de suma importância, a partir dos governos Sarney e Alfonsín, durante a retomada da democracia em nossos países, na década de 1980, tornando-se um dos embriões da integração entre os países do Cone Sul, da América do Sul e da América Latina.
Tal integração deve incluir a educação, a cultura, o reconhecimento do outro, a percepção das diferenças e das semelhanças, a possibilidade de circulação das pessoas e o diálogo em nossos espaços. Nesse sentido, o ensino das línguas portuguesa e espanhola como língua estrangeira a ambos os lados da fronteira é fundamental, ao propiciar um conhecimento recíproco que vá além do superficial, do pitoresco e do estereótipo. Nos dois países, há leis que estabelecem a implantação do ensino do espanhol e do português no ensino básico e, pouco a pouco, isso vem sendo feito.
A recente decisão de fechar cursos de licenciatura na Província de Buenos Aires vai na contramão do processo de integração regional e, por isso, saudamos e apoiamos a decisão da Asociación Argentina de Profesores de Portugués de dialogar com o Governo com a intenção de reverter tal decisão.
São Paulo, 8 de janeiro de 2012
Diretoria da APEESP (2012/2014)
Gustavo Leme Cezário Garcia – Presidente
Larissa Fostinone Locoselli – Vice-presidenta
Andreia dos Santos Menezes -1ª secretária
Michele Costa – 2ª secretária
Daniela Iona Brianezi – 1ª tesoureira
Bruna Macedo de Oliveira – 2ª tesoureira
É possível apoiar a ação da AAPP através de um abaixo assinado:
https://docs.google.com/
Deixe um comentário